Sustentabilidade
O Poder da Responsabilidade Social Corporativa
No panorama empresarial português atual, e muito embora a Responsabilidade Social Corporativa seja um tópico bastante recente, vemos uma tendência crescente nas empresas, não só a agregarem nos seus valores os princípios da sustentabilidade e da responsabilidade social, mas também a aplicá-los na gestão quotidiana e em todas as áreas onde atuam. Uma das abordagens mais eficazes neste processo de mudança permanente, é a união estratégica entre empresas e organizações, na consolidação de parcerias que visam a transformação positiva nos novos modos de gestão e de atuação.
Um exemplo desse tipo de colaboração é a associação da MCA à GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial), com destaque na promoção de práticas empresariais socialmente responsáveis e sustentáveis.
Uma parceria transformadora
A Associação GRACE, com um nome que traduz a ideia de reflexão e apoio à cidadania empresarial, foi fundada em 2000 com o objetivo claro de incentivar as empresas a desempenharem um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Através de projetos e iniciativas que promovem ações sociais, ambientais e comunitárias, a GRACE tornou-se uma voz influente no cenário da responsabilidade social em Portugal.
Através de projetos e iniciativas que promovem ações sociais, ambientais e comunitárias, a GRACE tornou-se uma voz influente no panorama de associativismo sobre a responsabilidade social em Portugal. Foi em Novembro de 2021 que a MCA entrou na rede de parceiros e associados do GRACE, iniciando uma parceria que prima por uma colaboração estratégica que traz resultados tangíveis para ambas as partes e para a sociedade como um todo. Dentro de um conjunto vasto de ODS na qual o GRACE desenvolve as suas campanhas e ações, em concreto, a MCA participa ativamente no Cluster ODS 5 – Igualdade de Género.
O ODS 5 – Igualdade de Género é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. O objetivo é, através do desenvolvimento de ferramentas para o empoderamento feminino, alcançar a igualdade de oportunidades entre géneros.
O ODS 5 é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e livre, o que se torna preponderante para acelerarmos o desenvolvimento sustentável. Isto, não só porque é um direito humano básico, mas também porque o empoderamento feminino contribui para novas formas de lideranças, torna-as agentes ativas e reconhecidas na sociedade, tendo um efeito multiplicador ligado intrinsecamente ao crescimento económico
Procurando estimular o debate e a partilha de know-how sobre processos e boas práticas na área da Igualdade de Género, a MCA juntou-se a outros associados GRACE no Cluster Igualdade de Género, que tem como principais objetivos:
- Consciencializar sobre a importância da igualdade de género, junto dos Associados do GRACE e demais stakeholders;
Apoiar a igualdade de género nas organizações (públicas e privadas), e ser influenciador na adoção de políticas públicas sobre a matéria; - Organização de iniciativas de partilha de boas práticas com os Associados e de interação entre todas as partes interessadas;
- Estabelecer parcerias com entidades e iniciativas públicas e privadas relevantes para o desenvolvimento iniciativas que contribuam para a implementação do ODS 5;
- Desenvolvimento de conteúdos formativos para o catálogo de formação do GRACE em matéria de ODS 5;
- Elaboração de estudo(s) sobre as práticas das organizações portuguesas e eventual publicação de white paper(s) (documento informal emitido pela empresa ou ONG, para promover uma solução, produto ou serviço que estão a oferecer).
Inspirar a mudança no setor
O compromisso da MCA e da Associação GRACE com a responsabilidade social e sustentabilidade não é apenas um exercício de boa vontade, mas também se traduz em resultados mensuráveis. Através de métricas claras e indicadores de desempenho, a parceria tem alcançado avanços significativos em áreas-chave.
Além disso, esta colaboração tem estimulado outras empresas do setor, parceiros e fornecedores a adotarem medidas semelhantes, criando um efeito cascata positivo que se estende para além do objetivo inicial.
Na parceria entre a MCA e o GRACE temos presente que a procura por um mundo mais justo e sustentável não é uma tarefa individual, mas uma jornada coletiva.
À medida que mais empresas seguem esse exemplo, podemos esperar um futuro onde a responsabilidade social e sustentabilidade não sejam apenas palavras vazias, mas sim princípios vivos que impulsionam a prosperidade e o bem-estar de todos.