Comunidades

Promover Comunidades Prósperas

A partilha do valor que criamos

Os projetos que desenvolvemos contribuem ativamente para o desenvolvimento e qualidade de vida das comunidades. Levam água, proporcionam saneamento, geram energia e criam estradas. Apoiam o desenvolvimento económico e social. Ajudam a construir um mundo em que “nenhuma pessoa ou lugar é deixado para trás”, como previsto no Pacto Ecológico da UE.

No entanto, estamos conscientes dos potenciais impactos ambientais e sociais negativos que a execução dos nossos projetos pode representar para as comunidades locais.

Essa é a razão por trás do eixo de sustentabilidade “Promover comunidades prósperas”, que contribui para dois ODS principais:

ODS 8: Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.

ODS 11:Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

Alinhadas com a nossa Política de Sustentabilidade, as ações que implementamos estão focadas principalmente nos tópicos materiais: Acesso a infraestruturas essenciais, Acesso a necessidades básicas e educação, e Contratação local.

COMO CRIAMOS VALOR

COMO CRIAMOS VALOR

  • O Grupo MCA visa proteger o valor das partes interessadas a longo prazo, promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades em que opera e mitigando os impactos negativos da sua atividade.

    Acreditamos que a criação de valor partilhado e duradouro é conseguida através do envolvimento das partes interessadas em toda a cadeia de valor.

    E é precisamente com foco na sustentabilidade das nossas operações que procuramos criar valor não só para esta geração, mas para as gerações vindouras, o que se expressa no nosso propósito: Empowering Lives for Generations.

  • €2M

    investidos em projetos de responsabilidade social em 2022

  • 96%

    colaboradores contratados localmente em 2022

  • 652 horas

    voluntariado dos nossos colaboradores em 2022

Contratação Local

AGIR GLOBAL, ATUAR LOCAL: PROMOVEMOS A CONTRATAÇÃO LOCAL

A nossa força de trabalho é composta maioritariamente por habitantes locais, familiarizados com o mercado. Esta ação tem impacto especialmente em países em desenvolvimento, onde o desemprego podem ser significativo. Deste modo, contribuímos para a diminuição de taxas de desemprego e desenvolvimento das comunidades locais.

Recorremos pontualmente à expatriação de colaboradores (4% em 2022) para colmatar lacunas no mercado, garantir procedimentos comuns e cultura empresarial e proporcionar diferentes percursos de carreira aos nossos colaboradores.

Acesso a Infraestruturas Essenciais

Acreditamos que é fundamental ter uma comunicação aberta com os governos e as comunidades onde as nossas operações estão localizadas, para honrar o direito das comunidades serem ouvidas antes de qualquer projeto.

Ao construir estradas, conectamos pessoas, encurtamos distâncias e facilitamos a expansão do transporte público. Projetos de energias renováveis proporcionam acesso a energia limpa e apoiam a economia local. O acesso a água limpa e ao saneamento urbano tem o potencial de salvar vidas.

O Grupo MCA continua a executar projetos de infraestruturas e de energia solar fotovoltaica — especialmente em Angola e em Portugal — que contribuem para o desenvolvimento das comunidades locais.

 


 

Iniciativa
SUN FOR ALL (LUZ PÚBLICA SOLAR) EM ANGOLA – 2022-2023

Eletrificámos a estrada que liga o centro de Baía Farta ao novo hospital da cidade, permitindo que as pessoas se desloquem à noite em segurança das casas para as instalações (a 2,8 km de distância da cidade). Objetivo: reduzir a criminalidade e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores de Baía Farta. +1.000 pessoas / semana beneficiam desta iniciativa.

Acesso a Necessidades Básicas e Educação

ACESSO A NECESSIDADES BÁSICAS E EDUCAÇÃO

Um dos pilares em que assenta a nossa estratégia de negócio é a promoção do desenvolvimento sustentável nas geografias onde estamos presentes e nas comunidades com quem interagimos. O nosso trabalho seria incompleto se não déssemos prioridade ao acesso às necessidades básicas e à educação, pilares basilares para o desenvolvimento de qualquer comunidade. Estamos focados em desenvolver e implementar iniciativas de responsabilidade social em linha com as necessidades e expectativas que nos são endereçadas.

Ver Vídeo

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner