Conselho de Administração

Manuel Couto Alves

Presidente do Conselho de Administração

Luís Amado

Membro Não Executivo

Fernando Marques da Costa

Membro Não Executivo

António Oliveira

CCO & COO Healthcare

Carlo Amado

COO Energias

Elisabete Alves

COO Infraestruturas Internacional

Hugo Borges

COO Desenvolvimento Urbano

Paulo Oliveira

CFO

Vítor Hugo Lima

COO Infraestuturas Ibéria

Manuel Couto Alves

Presidente do Conselho de Administração

​​Manuel Couto Alves faz parte da terceira geração de uma família empresarial portuguesa com atividades no setor da Construção. De 1986 a 1998, Manuel Couto Alves foi sócio do Grupo ACA, tendo ao seu cargo a construção de infraestruturas a nível global. Em 1998, fundou o Grupo MCA, traduzindo o seu intrínseco espírito empreendedor. Desde então, liderou o processo de internacionalização da empresa, diversificação do negócio e construção de uma equipa forte que conta com mais de 1.000 colaboradores. Entre 2021 e o início de 2023 exerceu as funções de Presidente não-executivo do Grupo, tendo regressado ao cargo de Presidente Executivo em 2023.

Luís Amado

Membro Não Executivo

Licenciou-se em Economia, na Universidade Técnica de Lisboa, e iniciou a sua carreira no ensino secundário na Madeira, Portugal. Trabalhou como deputado no Parlamento Regional da Madeira, como deputado na Assembleia da República Portuguesa e como Secretário de Estado da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros e Ministro da Defesa Nacional, de Estado e dos Negócios Estrangeiros. Desempenhou funções não executivas em empresas, nomeadamente como presidente da EDP. Foi professor na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos da América e é professor convidado no Instituto Superior de Ciências Políticas e Sociais e na Universidade Nova de Lisboa. Agraciado com a condecoração portuguesa da Grã Cruz da Ordem de Cristo e com diversas outras condecorações conferidas por governos estrangeiros. Membro não executivo do Conselho de Administração da MCA desde 2021.

Fernando Marques da Costa

Membro Não Executivo

Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi deputado à Assembleia da República Portuguesa e Assessor do Presidente da República. Desempenhou funções de CEO da consultora de engenharia Gibb Portugal e administrador executivo da Hidroelétrica Cahora Bassa, em Moçambique. É professor universitário, membro do Centro de História da Universidade de Lisboa e do Centro de Investigação da Universidade Lusófona. Membro não executivo do Conselho de Administração da MCA desde 2021.

António Oliveira

CCO & COO Healthcare

Quase duas décadas de experiência em Auditoria e Risco, dos quais 15 anos na Deloitte, tendo exercido as funções de Manager e Senior Manager por 9 anos. Inscrito como Revisor Oficial de Contas desde junho de 2014. Ingressou no Grupo MCA, em 2017, como Diretor de Governance, Audit & Risk e, em março de 2021, integrou o Conselho de Administração, desempenhando atualmente as funções de Chief Corporate Officer e COO de Saúde.

Carlo Amado

COO Energias

Mais de 15 anos de experiência nos setores da Indústria e Energia, com passagem por 3 continentes, nomeadamente América do Sul, África e Europa, e por empresas como Simoldes, Galp e Marfilpe. Juntou-se ao Grupo MCA em 2016, como Global Business Development Manager e, em 2021, tornou-se Head of Renewables. Membro do Conselho de Administração do Grupo MCA desde 2023, como COO do negócio de Energias.

Elisabete Alves

COO Infraestruturas Internacional

Licenciada pela Universidade do Minho, em Engenharia Civil. Tem mais de 20 anos no Grupo MCA, principalmente em Portugal, com experiência em construção civil, obras públicas e energias renováveis. Nomeada Administradora do Grupo desde 2017, tendo desde 2021 assumido o cargo de COO Infraestruturas Internacional.

Hugo Borges

COO Desenvolvimento Urbano

Mais de duas décadas de experiência na Indústria Financeira nas áreas de Private & Investment Banking, nomeadamente no Barclays, Julius Baer, Standard Chartered e, recentemente, como Administrador Não Executivo na Decisive, com exposição à Europa, África, Ásia & América Latina. Em 2020, foi nomeado assessor do Conselho de Administração de Manuel Couto Alves nas áreas das Energias renováveis, desenvolvimento urbano e infraestruturas. Em setembro de 2021, foi nomeado COO de Desenvolvimento Urbano.

Paulo Oliveira

CFO

25 anos de experiência no setor financeiro, nomeadamente na banca, gestão de ativos e seguros. Atuou como CEO e CIO do BPI Asset Management, parte do Grupo Caixabank, gerindo uma carteira de mais de €8 bn de ativos. Ingressou no Grupo MCA em janeiro de 2022, como CFO.

Vítor Hugo Lima

COO Infraestuturas Ibéria

Mais de 15 anos no Grupo MCA no sector das infraestruturas, construção e bioenergia, maioritariamente em Angola, assumindo a responsabilidade da Direção Financeira, tendo posteriormente exercido funções de Presidente do Conselho de Administração em Angola. Nomeado Administrador do Grupo em 2017, assumindo o cargo de COO Infraestruturas Portugal desde 2021.

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner