MCA Blog
segurança na construção civil
Inovação

Inovar para melhorar a segurança na Construção Civil

23 Aug 2023 | 6min leitura

A Inovação como estímulo para melhorar a segurança e bem-estar no setor da construção civil

Nos últimos anos, a inovação tem feito algum progresso no setor da construção, mas o seu impacto tem sido relativamente limitado. Embora tenham sido alcançados avanços significativos na construção de túneis no que diz respeito ao monitoramento geotécnico e ao uso de máquinas de perfuração potentes, ou na aquisição de dados de terreno com a utilização de tecnologias Lidar, quando olhamos para a Saúde, Segurança e Bem-estar, é preciso admitir que ainda há algum trabalho a fazer para melhorar a operacionalização nos estaleiros de construção, por todo o mundo.

Uma forma de o fazer é através da inovação. As novas tecnologias podem ser utilizadas para criar condições de trabalho mais seguras, reduzir o risco de acidentes e melhorar a saúde geral dos trabalhadores da construção.

Dados e Tecnologia para Melhorar as Práticas de Trabalho

Um novo relatório do Instituto de Medicina Ocupacional (IOM) do Reino Unido, em colaboração com a conferência Futurebuild, destacou como o uso de dados e tecnologia para aperfeiçoar as práticas de trabalho poderiam melhorar a saúde e bem-estar de todos que trabalham na indústria da construção.

O relatório conclui que se as empresas de construção agirem agora para desenvolver e melhorar as práticas de trabalho nestas áreas, aumentarão a eficácia dos trabalhadores, utilizadores finais e das próprias empresas de construção, trazendo benefícios substanciais para a saúde dos trabalhadores.

A pesquisa realizada na conferência Futurebuild juntamente com o IOM, abordou pessoas de todo o setor para obter diferentes opiniões sobre como as práticas de trabalho poderiam desenvolver-se no futuro para melhorar a saúde dos trabalhadores.

A partir destas discussões, ficou claro que o setor da construção está a embarcar numa jornada de mudança, e as empresas estão agora a procurar remodelar e adaptar muitas das suas práticas de trabalho existentes, dando maior prioridade à saúde dos trabalhadores e não apenas à segurança. Estas mudanças esperam resolver a falta de talento, impulsionar a produtividade e ajudar o setor da construção a melhorar o seu desempenho ambiental.

Inovação como Impulso para Soluções mais Eficientes

A pesquisa mostra que a transformação digital e a inovação técnica, no que se refere aos trabalhadores e utilizadores finais, estão a aumentar. Novas tecnologias, especialmente no campo digital, oferecem formas significativas de melhoramento da segurança dos trabalhadores, permitindo monitorizar a exposição das equipas a perigos.

Por exemplo, sensores no vestuário (wearables) que acompanham a frequência cardíaca, o movimento repetitivo e a temperatura corporal podem ser utilizados para compreender o impacto do trabalho nos trabalhadores, ajudando a identificar tarefas de maior risco que podem ser abordadas e modificadas. Esta tecnologia também pode ser usada para alertar os trabalhadores sobre ameaças no ar e quando os limites atingem níveis perigosos, permitindo-lhes tomar medidas para se protegerem a si próprios e aos outros.

A monitorização remota também proporciona a oportunidade de desenvolver uma compreensão mais profunda das atividades que resultam em níveis de exposição inseguros, permitindo às empresas identificar e resolver situações potencialmente perigosas, muitas vezes antes mesmo de ocorrerem.

Uma adoção mais generalizada de tecnologias wearable permitiria que a indústria fosse mais proativa em relação à saúde e segurança, alertando todos para ambientes perigosos antes que tenham um impacto.

Promover uma mudança cultural e comportamental

A inovação também pode ser usada para promover uma cultura de segurança no setor da construção. Isso inclui aumentar a consciencialização sobre os riscos, fornecer treino sobre procedimentos de segurança e recompensar comportamentos seguros.

Dito isto, não devemos esquecer que todas as tecnologias implementadas devem apontar, no médio e longo prazo, para uma mudança cultural e comportamental, que é o que proporciona os resultados mais permanentes e eficazes em termos de custos, tanto para a empresa como para os trabalhadores, ao nível da Saúde, Segurança e Bem-Estar.

Ainda assim, é importante ter presente que este não é um processo fácil. Mudar a maneira como as pessoas trabalham e pensam, conscientizando-as dos benefícios da adoção de uma nova forma de fazer as coisas (ou dos riscos de continuar a fazer as coisas da forma clássica) ou modificando hábitos que existem há anos é um dos principais desafios que o setor da construção enfrenta nos próximos anos.

Utilizar novas tecnologias para automatizar tarefas perigosas

Eis alguns exemplos específicos de como a inovação está a ser usada para melhorar a saúde, segurança e bem-estar no setor da construção:

  • A realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) estão a ser usadas para treinar os trabalhadores nos procedimentos de segurança e para simular situações perigosas. Isso pode ajudar os trabalhadores a aprender com seus erros sem se colocarem em risco real.
  • Dispositivos vestíveis (wearables). Como já vimos, este tipo de tecnologia está a ser usada para monitorizar a saúde e segurança dos trabalhadores. Estes dispositivos podem detectar quedas, ataques cardíacos e outros problemas de saúde, e podem ainda alertar os trabalhadores e gestores sobre potenciais perigos.
  • Drones estão a ser usados para inspecionar estaleiros de obras e identificar potenciais riscos. Isto pode ajudar a prevenir acidentes antes que eles aconteçam.
  • A impressão 3D está a ser usada para criar equipamentos de segurança personalizados. Este equipamento é projetado para se adequar perfeitamente a cada trabalhador individual, o que pode ajudar a reduzir o risco de lesões.

O que nos reserva o Futuro?

Estes são apenas alguns exemplos de como a inovação está a ser usada para melhorar a saúde, segurança e bem-estar no setor da construção. À medida que novas tecnologias emergem, podemos esperar ver outras formas inovadoras de tornar a construção ainda mais segura.

O futuro é promissor, visto que a pesquisa mostrou que desde os trabalhadores no terreno até os líderes do setor, há uma clara vontade de identificar e adotar práticas que melhorem a saúde e segurança dos trabalhadores.

Na MCA estamos empenhados em melhorar os ambientes de trabalho, e é reconfortante saber que outros também estão a fazer o mesmo. A indústria precisa de impulsionar a mudança mais rapidamente, e o foco na saúde, segurança e bem-estar pode ser o catalisador para um futuro animador para a indústria da construção.

Image by macrovector on Freepik

Este site utiliza cookies. Ao utilizar este site está a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de Cookies .

Este website está registado em wpml.org como um website de desenvolvimento.