MCA Blog
Negócio

Como se constrói um Hospital Seguro e Acolhedor

26 Jan 2024 | 6min leitura

A construção de um hospital é uma obra complexa que requer uma cuidadosa consideração de diversos fatores, desde o planeamento inicial até a conclusão da construção.
Neste artigo vamos abordar os principais aspectos envolvidos no processo de planeamento, design arquitetónico e de engenharia queestão envolvidos na construção de um hospital moderno.

Design Arquitetónico: Foco na Funcionalidade e Eficiência

O design arquitetónico de um hospital deve ser centrado na funcionalidade, eficiência operacional e na criação de um ambiente curativo. A distribuição dos espaços, fluxo de pacientes, acessibilidade e eficiência energética são elementos críticos a considerar.

A incorporação de tecnologia de ponta, como sistemas de informação hospitalar (HIS) e infraestrutura para telemedicina, também deve ser contemplada. Passamos grande parte do nosso tempo em edifícios e eles podem ter um profundo impacto no nosso bem-estar, para melhor ou pior. Estudos recentes mostram que um design de edifício eficiente é especialmente importante em hospitais, cujo potencial muitas vezes não é aproveitado.

Por exemplo, uma investigação recente sobre o design de salas de cirurgia – uma das áreas mais críticas de um hospital – mostrou como um design pode melhorar a segurança e o desempenho.

Quando internados em hospitais as pessoas frequentemente são expostas a danos e traumas desnecessários. Isto ocorre uma vez que, embora os hospitais ofereçam cuidados médicos modernos, os pacientes vulneráveis enfrentam infecções evitáveis, quedas e erros de medicação, entre outras calamidades.

A hospitalização é um serviço de “necessidade”, não de “desejo”, e isto gera bastante stress devido à combinação de capacidade física reduzida, dor, medo de procedimentos médicos e incerteza sobre o bem-estar futuro. Por essa razão, instalações hospitalares barulhentas, sombrias e pouco acolhedoras para as famílias intensificam ainda mais esse sentimento negativo.

Um ambiente adaptado à realidade

Em 1984, o professor Roger Ulrich publicou um artigo na revista Science a defender projetos de construção baseados em pesquisas para melhorar os resultados dos pacientes. Ulrich descobriu que pacientes de cirurgia com uma vista para árvores através da janela precisavam de menos analgésicos e recebiam alta mais cedo, entre outros resultados positivos, em comparação com os pacientes com vista para uma parede de tijolos.

A partir do seu foco inicial na redução do stress dos pacientes, o design baseado em evidências evoluiu para incluir a segurança do paciente e da equipa, a moral e a produtividade e a sustentabilidade ambiental.

As variáveis de planeamento e projeção de um hospital incluem as seguintes categorias:

  • Ambiente sonoro, abrangendo teto, paredes e pisos que absorvem som, ruídos de equipamentos e música.
  • Ambiente visual, como luz natural e vistas da natureza pelas janelas bem como obras de arte.
  • Segurança, incluindo qualidade do ar, ventilação, superfícies fáceis de limpar, acesso visual da equipa aos pacientes e guinchos no teto para levantar pacientes.
  • Orientação, incluindo entrada do edifício, sinalização, plantas baixas e balcão de informações.
  • Sustentabilidade, referente a características de economia de energia, gestão de resíduos e materiais de construção.
  • Quartos de pacientes, considerando quartos individuais versus múltiplas camas; controle do paciente sobre luz e temperatura e quartos adaptáveis à gravidade para evitar a movimentação dos pacientes à medida que sua condição muda.
  • Espaços de apoio familiar, como áreas de espera confortáveis, cama para pernoitar no quarto do paciente e jardins externos com assentos.
  • Espaços de apoio à equipa, como estações de trabalho descentralizadas para enfermeiras, proximidade de materiais e medicamentos e áreas de descanso confortáveis.
  • Espaços de apoio ao médico, como a qualidade das salas de reunião, acústica das salas de cirurgia e qualidade e localização das estações de trabalho.

Engenharia e Infraestrutura

A engenharia desempenha um papel vital na construção de um hospital robusto e eficiente. A infraestrutura elétrica, sistemas de água e saneamento, assim como sistemas de climatização, devem ser projetados para garantir uma operação ininterrupta e suportar equipamentos médicos avançados. A integração de soluções sustentáveis, como energia renovável e práticas de construção verde, também são considerações importantes.

A segurança é outro dos pontos de extrema importância em instalações de saúde. Os padrões e normas regulamentares, tanto locais como internacionais, devem ser rigorosamente respeitados. Isso inclui requisitos de construção à prova de incêndio, acessibilidade para pessoas com deficiência, e considerações para pandemias, como sistemas de ventilação adequados.

Num mundo em constante evolução, a inovação e a capacidade de adaptação são fundamentais. Os hospitais devem ser projetados e construídos com flexibilidade para incorporar avanços tecnológicos e responder a mudanças nas necessidades de saúde da comunidade ao longo do tempo.

A fase de construção exige uma gestão eficiente do projeto para garantir que os prazos sejam cumpridos e os recursos sejam alocados de forma eficaz. De igual modo, a qualidade da construção é crucial para garantir a durabilidade e segurança do hospital.

Um Hospital para o Futuro

Como vimos, a construção de um hospital é um processo complexo que exige uma abordagem integrada desde o planeamento inicial até a conclusão da construção. Ao priorizar as necessidades da comunidade, adotar práticas de design e engenharia eficientes, garantir a conformidade com normas regulamentares e promover a inovação contínua, é possível criar um hospital moderno, eficaz e preparado para enfrentar os desafios da saúde do futuro.

O MCA Group concluiu, em 2021, a construção do novo Centro de Saúde da Nazaré. Esta obra fundamental, para além de melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde deste centro, irá melhorar também a qualidade, conforto, atendimento e os cuidados prestados aos seus utentes.

Image by WangXiNa on Freepik

Este site utiliza cookies. Ao utilizar este site está a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de Cookies .

Este website está registado em wpml.org como um website de desenvolvimento.