MCA Blog
Entrevista de Emprego
Pessoas

10 dias para se preparar para uma entrevista de emprego? É melhor começar agora!

27 Dec 2023 | 5min leitura

Entrevista de emprego: o primeiro passo para o seu lugar de sonho

Quem nunca se sentiu nervoso antes de uma entrevista de emprego? Afinal, esta é uma oportunidade única de mostrar as suas habilidades e garantir a vaga tão desejada. Mas, para que tudo corra bem, é necessário preparar-se adequadamente.

Nos dias que antecedem a entrevista, é importante refletir sobre as suas experiências profissionais, selecionando as mais relevantes para o cargo em questão. Além disso, é fundamental avaliar o seu papel em cada uma delas e os desafios que enfrentou. Dessa forma estará mais preparado para responder a perguntas sobre as suas habilidades e experiência.

Conhecer a Empresa

Antes de ir para uma entrevista de emprego, é importante saber o máximo possível sobre a empresa em questão. Isso irá ajudar a entender melhor o que a empresa faz, os seus valores e cultura, e a perceber se irá encaixar-se bem na organização. Aqui ficam algumas dicas sobre como ficar a conhecer melhor a empresa à qual está a candidatar-se.

Missão e Visão: Mais do que Palavras Bonitas

A Missão e a Visão de uma empresa são duas coisas que muitas vezes são negligenciadas pelos candidatos a emprego. No entanto, elas são uma parte importante da empresa e podem ajudar a entender melhor a direção que a empresa está a seguir. A Missão descreve o propósito da empresa e a Visão descreve onde a empresa quer chegar. É importante que o candidato entenda tanto a Missão como a Visão da empresa para ter uma melhor perceção de como poderá encaixar-se na organização.

Cultura e Valores: A Personalidade Corporativa

A cultura e os valores de uma empresa são tão importantes quanto as habilidades e qualificações do candidato. A cultura é a personalidade da empresa e os valores são as crenças e princípios que a empresa segue. É importante que o candidato entenda a cultura e os valores da empresa para avaliar se estes estão alinhados com os seus próprios valores. Além disso, entender a cultura e os valores da empresa pode ajudar o candidato a responder melhor a algumas das perguntas na entrevista, uma vez que irá fortalecer o seu conhecimento sobre a organização.

Notícias Recentes: Opinião publicada

Ficar por dentro das notícias recentes da empresa pode ajudá-lo a entender melhor o que está acontecer na organização. Notícias sobre novos projetos, mudanças na liderança, novas aquisições ou publicações da empresa nas redes sociais, são formas práticas de obter mais informação.

Além disso, estar por dentro das notícias pode ajudá-lo a formular melhores perguntas e dar melhores respostas durante a entrevista. Porém foque-se nas notícias que são relevantes para a entrevista e evite falar sobre coisas que não têm a ver com o cargo em questão.

O Grande Dia

Finalmente chegou o grande dia da entrevista de emprego! Depois de se preparar durante dias e de ter estudado a empresa, é hora de mostrar todo o seu potencial e convencer o recrutador de que é a pessoa certa para o trabalho. Mas como fazer isso? Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a ter sucesso no grande dia.

Vestuário: O Look apropriado

A primeira impressão é a que fica e, por isso, é importante vestir-se adequadamente para a entrevista. O vestuário deve ser escolhido de acordo com a cultura da empresa, mas é sempre preferível optar por um look mais formal numa primeira ocasião, questionando o recrutador sobre qual o estilo de indumentária a adotar. É aconselhável não exagerar no visual e evitar roupas muito chamativas ou extravagantes.

Linguagem Corporal: Comunicar sem Palavras

A linguagem corporal é uma parte importante da comunicação e pode influenciar a forma como o recrutador percebe o candidato. É importante manter uma postura elevada e um contato visual constante, para que idealmente possa transmitir uma ideia de confiança e segurança. Os gestos devem ser moderados e não devem distrair o recrutador. É importante também prestar atenção à linguagem corporal do entrevistador, pois isso pode ajudar a entender as suas reações.

Perguntas e Respostas: O Duelo Verbal

Durante a entrevista, deve estar preparado para responder a todas as perguntas do recrutador de forma clara e objetiva. É importante não divagar e não fugir ao tema. Se não souber a resposta para uma determinada pergunta, é melhor dizer a verdade e admitir que não sabe. É importante também fazer perguntas perspicazes ao recrutador, demonstrando assim interesse e curiosidade.

O Plano B: E se a Tecnologia Falhar?

Hoje em dia, muitas entrevistas são feitas online, o que pode ser uma vantagem para os candidatos que não precisam deslocar-se até à empresa. No entanto, é importante estar preparado caso a tecnologia falhe. Teste sempre a conexão à internet, a câmara e o microfone antes da entrevista. É também importante ter um plano B, como um telefone de backup, caso haja problemas técnicos durante a entrevista.

Com estas dicas, estará um pouco mais capacitado para enfrentar a entrevista de emprego com confiança e segurança. Lembre-se de que o mais importante é ser você mesmo e mostrar todo o seu potencial. Boa sorte!

Image by vectorjuice on Freepik

Este site utiliza cookies. Ao utilizar este site está a consentir a sua utilização de acordo com a nossa Política de Cookies .

Este website está registado em wpml.org como um website de desenvolvimento.